Download para iPad

e-Book

 

“Fardos e Fardas nos caminhos do contrabando”, foi um dos projetos selecionados pelo Plano Nacional da Leitura no âmbito do projeto Ler+ Jovem e teve como principal objetivo a promoção da leitura junto dos alunos a frequentar o ensino secundário no Agrupamento de Escolas de Almeida.

 

O projeto teve como pano de fundo as vivências das gentes de Riba Côa, numa época muito difícil em que a fronteira foi palco de uma dinâmica entre duas forças desiguais que em comum tinham a luta pela sobrevivência: guardas e contrabandistas.


A lavoura, o minério e o contrabando eram a única forma de sustento do arrojado povo raiano. As penedias, ainda que enigmáticas, mais não produziam do que musgo e era preciso fazer pela vida. As bocas em casa eram muitas e a fome empurrava homens e mulheres para as temidas aventuras, carregando os “fardos” pelos caminhos do contrabando, sob a proteção do manto noturno, procurando “fintar os das fardas”, sempre cumpridores do seu dever. Os contrabandistas especializaram-se na arte do engano…

Disponível na iBooks Store

com  ilustração  de

Julio Pimentel

e-Book Gratuito

 

Disponível para iPad e Mac OS X

 

Categoria: Ficção & Literatura

Publicado: 15 Junho 2015

Editor: Isabel Maria Antunes Robalo

 

76 Páginas

Linguagem: Português

Versão: 1.1

Para ler este livro eletrónico, é necessário um iPad com iBooks 3 e iOS 6 ou mais recente.

 

Pode também ser lido num Mac com iBooks 1.0 ou mais recente e sistema operativo OS X 10.9 ou mais recente.

 

Inclui áudio e elementos interativos.